quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Robô Lança Mísseis - Gabura "genérico"

Este pequeno robô com cara de poucos amigos fez a cabeça da criançada no inicio dos anos 80, se não estou enganado em sua simples embalagem vinha escrito o nome SuperRobot nas cores vermelho, cinza e amarelo. Era facilmente encontrado em qualquer banca de jornal na época.




Na verdade como podemos ver na foto logo abaixo ele era uma cópia barata de um personagem dos anos 70 com o nome de Gabura do seria de TV Akumaizer.





   Uma comparação entre o original e a cópia possivelmente Made In China.
   Para fazermos uma comparação simplória nos anos 80 seria uma criança com um comandos em ação todo incrementado e outra com um soldado mal acabado de R$ 1,99. Porem hoje é um produto de alto valor.



   Lembro-me perfeitamente como se fosse a 30 anos atrás (risos) que tive dois, um cinza e outro vermelho. O primeiro não me lembro, mas o segundo apanhei um pouco pois estava difícil de encontrar, a pobre da minha mãe andou e andou comigo na época, acabamos encomendando em uma banquinha de jornal de esquina na frente do colégio Cidade de Santos na Avenida Senador Dantas – Santos/SP, quem estudou lá nesta época vai lembrar, a qual pertencia a um senhor. Depois de poucos, porém longos dias a encomenda chegou e ao termino da aula fui brincar em casa e como toda boa criança 10 minutos depois perdi os mísseis... Que atire o primeiro “giz” à criança que não perdeu os mísseis logo.





Antes de desmonta-los

                                               Este é o Tonzinho dos brinquedos


Partes das costas e Frentes desmontadas.


Sujeira no corpo e resíduos de cola nas pernas.





Canhões de disparos (braços) , fivela do cinto, um par de mísseis, molas e botas.

Banho com detergente.


Mecanismo interno.

   Um ficou inteiro, dois mesclados e o tonzinho que ficará a espera de restauros.
   Adquiri todos recentemente:   O cinza que esta completo no canto direito da tela veio da minha cidade natal, de Santos/SP em 28/01/13 do Sr. Eduardo que o tinha desde quando era criança que por coincidência em conversa por e-mail soube que o comprou na mesma época que comprei os meus.   Os outros 3 comprei em 05/02/2013 do Sr Bruno que por sua vez os comprou em uma Feira de Antiguidades no Rio de Janeiro e os revendeu.



Outra cena que não se vê muito fácil, depois de 30 anos ele volta a atirar.

Colaboração: 
Bruno - Rio de Janeiro Rj
Eduardo -  Santos SP
Silvana e Junior  - Francisco Beltrão PR
e
D Maria ( minha mãe) e suas solas de sandálias 

13 comentários:

  1. Gostei muito deste tonzinho (rs). Você só esqueceu de agradecer ao Sr. da banca que fez a encomenda e a mãe que correu para encontrar. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s403x403/944992_472313156189031_1623605724_n.jpg

    ResponderExcluir
  3. olá queria saber se pode fazer um molde de um míssil pois me interesso em comprar. meu email: andersonefm@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Anderson com um produto chamado vinil, mas acredito que não compense pois daria um pouco de trabalho e este produto é caro.

      Excluir
    2. eu queria na verdade era comprar um robozinho assim, pode ser sem os misseis mesmo, se tiver ou souber de alguém que tenha meu face é RAMBOTOY COLEÇÕES ou email andersonefm@hotmail.com

      Excluir
  4. Olá! eu ainda possuo um desse branco e com os misseis ainda...tenho desde 1988!!!rsrs muito legal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Anderson parabens pela conservação, vc tem mais brinquedos da época, tem interesse em vender? Abraços.

      Excluir
    2. olá chará se tiver interessado em vender ou souber de alguém que queira me avise, valeu

      Excluir
  5. Bom artigo. Mas na década de 80 as crianças, graças a Deus, estavam livres dos brinquedos e quinquilharias "Made In China". Esse Gabura genérico, que eu já tive, era "Made In Brazil". ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu já tive um desses na cor cinza e estou procurando pra comprar , só pra coleção

    ResponderExcluir